domingo, 1 de maio de 2011

Curso de Especialização em Saúde Mental - Atenção Psicossocial, Gestão e Pesquisa Pós-Graduação Lato Sensu) - UFRJ

O IPUB, através do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM), divulga o primeiro Curso de Especialização em Saúde Mental para o SUS - Atenção Psicossocial, Gestão e Pesquisa, a ser realizado de agosto a dezembro de 2011. O objetivo geral do curso é capacitar trabalhadores em atividade na rede pública de atenção à saúde mental para o enfrentamento dos desafios da atenção psicossocial, da gestão em saúde mental e da pesquisa e produção de conhecimento, buscando qualificar a rede pública de cuidados em Saúde Mental e Álcool e outras Drogas.

O Curso, financiado pelo Ministério da Saúde e pela UFRJ, tem carga horária de 360 horas e será dividido em 10 módulos, com atividades didáticas presenciais e à distância, além de atividades de pesquisa e produção de monografias. São 60 vagas, a serem preenchidas por trabalhadores graduados, de diversas formações, e em atividade na rede pública de atenção à saúde mental do Estado do Rio de Janeiro. Serão também oferecidas vagas a trabalhadores do SUS do Espírito Santo, e das mesorregiões Sul e Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata, todas no Estado de Minas Gerais.

Para se inscreverem, os alunos deverão apresentar documento de autorização do gestor local (município), concordando com sua presença nas datas definidas para as atividades presenciais, que serão realizadas no Rio de Janeiro. O Curso será organizado de modo a permitir que o aluno mantenha suas atividades na rede de saúde, exceto nas datas previamente agendadas para as aulas, seminários e oficinas presenciais.
As inscrições para o processo seletivo serão iniciadas no mês de maio, através da Internet, e o processo de seleção final dos alunos pré-selecionados, que é presencial, será realizado no mês de junho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (campus da Praia Vermelha).

Cronograma:
Inscrições – maio
Seleção e entrevistas – junho
Período do curso – julho a dezembro

Maiores informações poderão ser solicitadas através do endereço eletrônico: especializacao.nuppsam@ipub.ufrj.br

Um comentário:

  1. Este curso é maravilhos, porem o que faremos com a resolução do cfss que proibe a praticas terapêuticas para o serviço social.
    Pessoal, fiquei sabendo por estes dias de uma resolução aprovado pelo cfss , que fala da proibição das praticas terapêuticas para o assistente social, colocando trabalhos de grupo, atendimentos individuais que tenham foco terapêutico.
    Porem como fica os profissionais que atuam na saúde mental? Os profissionais com capacitação para terapia familiar ( lembrando que esta modalidade foi criada pelo serviço social), pelos capacitados em terapia comunitária, no atendimento clinico do serviço social, entre outros.
    Enquanto os outros conselhos regionais buscam a ampliação das praticas profissionais o nosso, cerceia e impede nosso exercito profissional que já vem sido desenvolvido a anos, e o pior o Brasil seria o único país onde o assistente social não poderia desenvolver esta pratica.
    Lembrando ainda que desta forma poderia diminuir contratações pois um atendimento na saúde mental em grupo muito embora nosso foco sejam os direitos e a cidadania, tb temos um foco terapêutico em nossos atendimentos, fiquei chocada, pois projetos sociais já vi até enfermeiros, que possuem uma formação na area de biomedicas, assinando como responsável e não vi o COREN dizendo que não pode...pedagogos, psicólogos, sociólogos desenvolvendo trabalhos como nós....E a visão interdisciplinar como fica, nosso conselho alem de diminuir nosso campo de trabalho, ainda é retrogrado pois em uma equipe interdisciplinar se tem troca de conhecimento e nos ficaremos para trás com esta restrição

    ResponderExcluir